PROXXIMA - Post
Pix é a nova ferramenta usada por golpistas

Pix é a nova ferramenta usada por golpistas

Publicado em 15/02/2022

Com as facilidades oferecidas pelo Sistema de Pagamento Instantâneo, criado em 2020 pelo Banco do Brasil, criminosos têm implementado golpes especializados com o Pix, fazendo inúmeras vítimas. A reportagem a seguir ilustra esses estornos digitais com dados e relatos pessoais.



As palavras “golpes do Pix” soam familiares a Maria*, que no início de outubro de 2021 teve as listas de contatos de sua conta no Instagram invadidas por uma pessoa anônima se passando por ela e pedindo quantias de mais de R$ 200,00 aos amigos de Maria. A auxiliar de serviços gerais, que trabalha na sede da Proxxima Telecom, no município de Campina Grande/PB, soube do fato na mesma noite, quando muitos de seus parentes e conhecidos ligaram informando sobre as tentativas de extorsão.

“Isso começou às 5 da tarde e ela estava querendo extorquir as pessoas até umas 10 horas da noite, pedindo dinheiro, se passando por mim, dizendo que era pra pagar uma conta, que precisava urgentemente e que ressarciria a conta no dia seguinte”, diz. Maria prestou queixa do caso. Pelo CPF da golpista, soube se tratar de uma mulher do estado de São Paulo. Entre dezenas de mensagens enviadas ao mesmo tempo, uma colega de trabalho depositou R$ 310,00 para a destinatária fraudulenta. “Pra mim, foi muito constrangedor, porque usou a minha imagem, usou o meu nome. Eu fiquei arrasada”, partilha.

Brechas no sistema

O Pix já alcança números significativos de usuários. São mais de 105 milhões de pessoas aproveitando os benefícios do sistema, que não tem tarifa e cujas transações geralmente caem na conta do destinatário no mesmo instante, a partir de chaves que podem ser: número de celular, e-mail, CPF ou senha aleatória.

Algumas medidas de proteção são importantes para evitar os novos golpes promovidos no Sistema de Pagamento Instantâneo, segundo indicações do Banco do Brasil. A atenção se faz necessária em todas as comunicações de linguagem suspeita, além de outras medidas importantes, como checar informações recebidas e enviadas, realizar o acesso ao Pix por aplicativos seguros de bancos ou procurar os gerentes bancários de confiança. Apesar das brechas existentes, muitos usuários do Pix se mostram satisfeitos com as facilidades oferecidas pelo sistema. Dentre estas, o fato de as transações serem ilimitadas atrai mais ainda popularidade ao Pix.

Garantindo ultravelocidade e segurança, a Proxxima Telecom apresenta uma internet eficiente para a realização de pagamentos instantâneos com bastante agilidade. Conheça nossos planos acessando proxxima.net/planos ou através do WhatsApp 0800 083 1155.

*Nomes fictícios foram usados como medida de preservação da identidade das entrevistadas

Por: Ascom Proxxima/Luiz Felipe Bolis

Continue Lendo

Alta performance para usar o wifi em seus dispositivos